14 outubro 2009

Excelência de Bem Servir




CONTEUDO PROGRAMÁTICO DE CURSO

1. Apresentação da Instituição – SINTHORESP – Vídeo de apresentação;
Apresentação da Matéria,Garçom e do profissional
Mercado de trabalho e Adaptação e Ética profissional - introdução

2. Apresentação do Garçom: Tipos de Garçom: Restaurante/Bar/ Room service/ Free lance

3. Operações intermediárias:
Vídeo de Apresentação: Material de trabalho, Mise-en-place e Tipos de serviços, Manipulação e esterilização dos materiais e utensílios do restaurante

4. O Cliente – A Missão do Garçom : atitudes, objetivos, metas e missão;
exemplos de situações vivenciadas nos restaurantes, com participação ativa dos alunos;


5. O Garçom – Um Profissional de serviço e um Vendedor!
Os Mandamentos do Garçom: Conhecer, Desenvolver, Aplicar, Integrar-se;
Técnicas de vendas, conhecendo o produto e o estabelecimento, bem como a forma de linguagem



6. Operações Intermediárias: Executadas Antes, durante e depois do atendimento ao cliente; Prática de operações e intermediárias e dobra de guardanapos (Simples, Chapéu do Papa, Roben Wood, Pata de vaca, Leques 1 e 2, Alcachofras de açucareiros, Alcachofras de pratos, Alcachofras de talheres, Cestos para pães, de serviços e outros...).

7. Preparação da Mise-en-place de Restaurante: Limpeza, organização, identificação e recolhimento de materiais e utensílios Prática de dobras de guardanapos, revisão;

8. Preparação da Mise-en-place de Restaurante: Regras básicas do serviço de Garçom Prática de dobras de guardanapos: Revisão – 2a parte: (Simples, Chapéu do Papa, Roben Wood, Pata de vaca, Leques 1 e 2, Alcachofras de açucareiros, Alcachofras de pratos, Alcachofras de talheres, Cestos para pães, de serviços e outros..

9. Preparação da Mise-en-place de Restaurante: Glossário do Restaurante: P/Carnes, Frutos do mar, Queijos e Sobremesas Prática de técnicas de serviço de Alicate – iniciação – primeiros movimentos 1 e 2;

10. Preparação da Mise-en-place de Restaurante: Glossário de Restaurante: P/ Bebidas e outras expressões diversas, Prática de técnicas de serviço de Alicate – iniciação – primeiros movimentos 3 e 4

11. Preparação da Mise-en-place de Restaurante: Glossário de Restaurante P/ expressões gerais de sala e cozinha; Prática de colocação e troca de toalhas no restaurante – 1a parte;

12. Menus e Cardapios: A montagem do menu, de acordo com o cliente e o profissional; Guarnições e Cortes de cozinha, Prática de colocação e troca de toalhas no restaurante – 2a parte;

13. Menus e Cardapios: A montagem do menu, de acordo com o cliente e o profissional: Guarnições de “A” a “D”
Prática de montagem de mesa simples e com alteração da entrada

14. Menus e Cardapios: A montagem do menu, de acordo com o cliente e o profissional; Guarnições de “E” a “J"
Prática de montagem de mesa completa e com alteração de copos e guardanapos

15. Menus e Cardapios: A montagem do menu, de acordo com o cliente e o profissional; Guarnições de “L” a “Z"
Prática de servir guarnições à mesa

16. Revisão da prova com exposição dos assuntos abordados na prova Prática de serviços de Alicate Prática de troca de toalhas

17. Apresentação dos Serviços de Bar Vídeo explicativo: Movéis e equipamentos, materiais e utensílios, mise-en-place de bar,Classificação dos coquetéis de e exposição completa de todas as tarefas do bar;

18. Apresentação dos Serviços de Bar (iniciação) As modalidades de drinques; As categorias e os grupos clássicos, classificação; Os tipos de copos;

19. Os tipos de copos de vinho e como abrir vinhos; Os tipos de garrafas e como manusear;

20. A apresentação do Bar: As Bebidas Fermentadas, Destiladas e Infusas. Como servir os tipos de bebidas

21. Práticas de Bar: Flambar, Crustar e Decorar copos; Demonstração e exposição de rótulos

22. Práticas de Bar Elaboração de receitas de drinques; Decoração dos copos para servir;

23. Como apresentar e interpretar um menu de drinques;
Teoria dos serviços de Banquetes;

24. Prática dos serviços de banquetes: Welcome drinque e welcome coffee;

25. Teoria dos Serviços de Vinhos
Tipos: Fortificados, Espumantes, Frisantes e de Mesa;

26. Prática dos Serviços de Vinhos Brancos – secos e suaves, Roses – secos e suaves, Tintos – encorpados, leves e suaves, Espumantes – brut, demi-sec, passion, etc... Degustação de acordo com a ficha analítica.




ESCOLA PARA TRABALHADORES EM HOTÉIS, BARES E RESTAURANTES DO SINTHORESP SUBSEDE - ATIBAIA

Rua Tomé Franco, 410 Centro Atibaia - S.P CEP 12940-680
Fone: 4402-7022 / 4412-3215 / 4412-7165
E-MAIL: escola.atibaia@sinthoresp.com.br
Site: http://www.sinthoresp.org.br/

Excelência em Bem Servir :

No caso da recepção e telefonia esses são os responsáveis pela primeira imagem do hotel, são responsáveis por cativar e antecipar ao cliente a sensação de segurança.
Ambos tem que ter antes de tudo o dom da palavra e o dom de acolher.

Algumas atividades que devem ser desenvolvidas:

Atenção
Atenção significa doar seu tempo, fazer um favor inesperado para alguém, responder a um cumprimento, incluir-se numa conversa, informar algo que é de seu conhecimento e que interesse à outra pessoa. No mundo moderno a atenção em um ser humano é indispensável aos que prestam serviços, pois estamos sempre tão ocupados e sem tempo, que a atenção se torna um precioso ingrediente na personalidade de um indivíduo.

Discernimento
Muitos pessoas não tem o necessário discernimento para lidar com temperamentos difíceis, ansiedade, hospitalidade, ou simplesmente nervosismo. Essa é uma qualidade que pode ser desenvolvida e aperfeiçoada com a prática e com o tempo.
Seja paciente.

Apresentação
Asseio, limpeza na roupa, cabelo e unhas aparadas, são qualidades óbvias. As roupas devem ser apropriadas ao tipo da empresa, quando forem oferecidos uniformes esses devem sempre estar limpos e bem passados. Deve se ter atenção para o controle de peso, cuidados com a saúde e aspectos do rosto e dentes. Bastante cuidado também com o modo de andar, sentar, mover as mãos, expressões são componentes do seu rótulo.
Apresentação e competência formam um profissional vitorioso.

Consideração
Você deve estar alerta para as necessidades ao seu redor e ter o sincero desejo de ser útil.

Iniciativa
Indispensável em qualquer setor que irá trabalhar.
Iniciativa é fazer coisas sem ser mandado. Entretanto, um novo empregado deve ser cuidadoso para não se aventurar em atividades que não lhe dizem respeito.

Maturidade/Profissionalismo
Observe o comportamento dos empregados mais antigos, porém aja conforme sua própria cabeça, não cometa os erros do outros.
E também não permita que interesse pessoais, ou vantagens pessoais para amigos interfiram nas suas atividades.

Discrição
Qualidade de ser discreto. Você deve aprender a controlar seus gostos pessoais, estilo de roupa, pinturas e jóias extravagantes, como comentários inoportunos dessa forma fazer parte de uma equipe.

Confiabilidade
Você é exposto a informações confidenciais e deve mantê-las confidenciais.

Lealdade
Significa promover uma imagem positiva de sua empresa. Quando você decide aceitar um trabalho deve aceita-lo com entusiasmo. Se você acha impossível vestir a camisa de empresa é melhor procurar outro emprego, afinal você passará a maior parte do seu tempo trabalhando, se esta atividade não lhe trouxer níveis aceitáveis de satisfação, com o passar do tempo isso lhe trará frustrações podendo tornar-se uma pessoa desmotivada.

Segurança/ Independência
Um recepcionista ou telefonista fica menos tempo sobre controle de supervisores que os demais funcionários, portanto é imperativo que saiba agir e tenha segurança de suas tarefas. Ser independente significa ter iniciativa, criatividade e não perder tempo de serviço, “enrolar”.

Atitude positiva
Ninguém gosta de resmungo ou tagarelice. É mais fácil ser negativo do que positivo, por que muitos fatos do mundo se tornam negativos. Uma atitude positiva exige esforço, porém podem influenciar o humor das pessoas na sua volta, e em sua empresa.

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