20 outubro 2009

Apresentação Pessoal do Atendente



A apresentação pessoal do garçom é um item muito importante, pois reflete na imagem do restaurante ou de qualquer estabelecimento. Uma equipe bem apresentável já identifica um serviço de bom padrão.



São avaliado aqui três critérios básicos para apresentação pessoal do garçom:




1º. HIGIENE PESSOAL:




1.1. BANHO DIÁRIO : Deve-se tomar banho pela manhã, tarde e noite. Os banhos ajudam no bem estar e estimula fisicamente para as jornadas de trabalho.Lembrando também que nossa saúde estará protegida de quaisquer epidemias ou doenças contagiosas.


1.2.CABELO: O cabelo deve estar sempre limpo, curto e penteado, pois nele se acumulam as bactérias do ar com mais facilidade.


1.3. DENTES: Escovar os dentes após cada refeição para evitar mau hálito e precaver-se de futuros problemas de saúde. Não é recomendável trabalhar com dentes mau apresentados em qualquer estabelecimento.


1.4. MÃOS: As mãos devem estar sempre limpas. Lavá-las todas as vezes que forem ao banheiro ou transportar objetos que não estão ligados diretamente com o atendimento ao cliente, ou seja, contato com materiais contaminados como: utensílios sujos, cestos de lixo, dinheiro, lenços, caixas de bebidas etc. Devem ser lavadas com sabão líquido ou solução sanitizantes e enxugá-las com toalha limpa ou toalha de papel.


1.5. UNHAS: As unhas devem estar sempre curtas e limpas. Jamais leve os dedos à boca, usar sempre que possível escovinha própria para limpá-las adequadamente.


1.6. ROSTO: Fazer a barba todos os dias, é antiético e anti-higiênico passar guardanapo de serviço no rosto, use lenço se transpirar.


1.7. PÉS: Cuidados com os pés: lavar e enxugar corretamente e usar talco anti-séptico para evitar odores e frieiras.




2º.HIGIENE DO VESTUÁRIO:




2.1. UNIFORMES: Devem estar limpos e bem passados, afinal é ele que demonstra com bastante clareza o nível profissional, é de suma importância que seu uso seja estritamente no local de trabalho.


2.2. GRAVATAS: Asseada e bem apresentável.


2.3. CAMISA: Bem passada, sem manchas ou vestígios de suor. A troca deve ser feita a cada refeição servida ou no máximo a cada duas refeições.


2.4.CALÇAS: Limpas, bem passadas e com vincos definidos (se for social). Tomar cuidado com o modo de guardar a calça após o uso, se for usá-la no dia seguinte. É recomendável guardá-la em cabide para que sempre esteja bem alinhada. A cada dois dias , se não estiver em boas condições, deve-se trocá-la.


2.5. PALETÓ: Muito limpo e bem passado. Se estiver em boas condições de uso pode ser usado no máximo duas vezes. Ter sempre um outro paletó como reserva para eventuais acidentes.


2.6. MEIAS: Limpas e bem conservadas. Trocar a cada banho.


2.7. SAPATOS: Confortáveis, com saltos de borracha, limpos e engraxados.




3º. POSTURA PESSOAL:




3.1. COMPORTAMENTO E ETIQUETA NO SERVIÇO


3.1.1. BEBER: Consumir somente bebidas não alcoólicas, em local e horários permitidos.


3.1.2. COMER: Enquanto trabalhar é antiético. Será desagradável conversar com clientes com cheiro de alimentos.


3.1.3.FUMAR: Além de ser anti-higiênico é uma forma de transferir bactérias da boca para as mãos. Torna-se anti-ético para o profissional e faz também com que o mesmo se disperse do serviço por momentos e se for notado pelo cliente, a imagem do profissional e do estabelecimento ficarão prejudicados.


3.1.4. JÓIAS: Preferencialmente não usar no trabalho, porém quando usar deverá ser discreto.Obs: pulseiras não devem ser usadas.


3.1.5.CONVERSA NO SALÃO: Conversa ou distribuição de serviços p/ os colegas deve ser feita em tom de voz baixa e discreta para não incomodar os clientes.Não conversar se estiver servindo a comida p/ o cliente para que não caia saliva sobre o prato a ser servido. Se precisar conversar distanciar-se um pouco da travessa ou do prato (conversar com o cliente se necessário para ser simpático).


3.1.6. ANDAR NO SALÃO: Transitar pelo salão de forma ereta.Não correr, para não dar a impressão de desorganização ou até provocar um acidente. Dar sempre a preferência p/ o cliente passar.


3.1.7.CUMPRIMENTAR O CLIENTE: Não dar a mão ao cliente, a não ser que o próprio cliente o faça primeiro. Cumprimentá-lo com bom-dia, boa-tarde e boa-noite.


3.1.8. ATENDER AS SOLICITAÇÕES DO CLIENTE: Se for solicitado para atender à mesa toda, posicionar-se no local de maior visão. Em caso de mesas grandes, ficar à direita de cada cliente e da mesma forma para solicitações individuais.Estar sempre com aspecto fisionômico agradável.Não colocar as mãos sobre as costas da cadeira ou mesa.Dirigir a palavra sempre aos cavalheiros. Falar com senhoras se o momento for propício, mesmo acompanhada.




REGRAS BÁSICAS DE SERVIÇO À DIREITA DO CLIENTE:



À DIREITA DO CLIENTE:


· Serviço de todas as bebidas.

· Serviço de todos os pratos pronto.

· Serviço de “desembaraço” de todos os pratos com exceção do pratinho de pão.

· Serviço de “desembaraço” de todos os copos e talheres.

· Apresentação dos acessórios (sal, pimenta etc.).

· Apresentação da nota.

· Limpeza.



À ESQUERDA DO CLIENTE:


· Apresentação de todos os pratos.

· Serviço de refeições à inglesa direto e à francesa.

· Serviço e “desembaraço” dos pratos de pão.

· Limpeza de modo geral.



ATRIBUTOS DO ATENDENTE:


. Organização, Rapidez e Elegancia.




APETRECHOS DO ATENDENTE:


. Canetas

. Comanda

. Abridor sacarolhas

. Isqueiro ou fósforo

. Bloco de anotações

. Bandeja e ser dotado de grande "Equilibrio"



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