São avaliado aqui três critérios básicos para apresentação pessoal do garçom:
1º. HIGIENE PESSOAL:
1.1. BANHO DIÁRIO : Deve-se tomar banho pela manhã, tarde e noite. Os banhos ajudam no bem estar e estimula fisicamente para as jornadas de trabalho.Lembrando também que nossa saúde estará protegida de quaisquer epidemias ou doenças contagiosas.
1.2.CABELO: O cabelo deve estar sempre limpo, curto e penteado, pois nele se acumulam as bactérias do ar com mais facilidade.
1.3. DENTES: Escovar os dentes após cada refeição para evitar mau hálito e precaver-se de futuros problemas de saúde. Não é recomendável trabalhar com dentes mau apresentados em qualquer estabelecimento.
1.4. MÃOS: As mãos devem estar sempre limpas. Lavá-las todas as vezes que forem ao banheiro ou transportar objetos que não estão ligados diretamente com o atendimento ao cliente, ou seja, contato com materiais contaminados como: utensílios sujos, cestos de lixo, dinheiro, lenços, caixas de bebidas etc. Devem ser lavadas com sabão líquido ou solução sanitizantes e enxugá-las com toalha limpa ou toalha de papel.
1.5. UNHAS: As unhas devem estar sempre curtas e limpas. Jamais leve os dedos à boca, usar sempre que possível escovinha própria para limpá-las adequadamente.
1.6. ROSTO: Fazer a barba todos os dias, é antiético e anti-higiênico passar guardanapo de serviço no rosto, use lenço se transpirar.
1.7. PÉS: Cuidados com os pés: lavar e enxugar corretamente e usar talco anti-séptico para evitar odores e frieiras.
2º.HIGIENE DO VESTUÁRIO:
2.1. UNIFORMES: Devem estar limpos e bem passados, afinal é ele que demonstra com bastante clareza o nível profissional, é de suma importância que seu uso seja estritamente no local de trabalho.
2.2. GRAVATAS: Asseada e bem apresentável.
2.3. CAMISA: Bem passada, sem manchas ou vestígios de suor. A troca deve ser feita a cada refeição servida ou no máximo a cada duas refeições.
2.4.CALÇAS: Limpas, bem passadas e com vincos definidos (se for social). Tomar cuidado com o modo de guardar a calça após o uso, se for usá-la no dia seguinte. É recomendável guardá-la em cabide para que sempre esteja bem alinhada. A cada dois dias , se não estiver em boas condições, deve-se trocá-la.
2.5. PALETÓ: Muito limpo e bem passado. Se estiver em boas condições de uso pode ser usado no máximo duas vezes. Ter sempre um outro paletó como reserva para eventuais acidentes.
2.6. MEIAS: Limpas e bem conservadas. Trocar a cada banho.
2.7. SAPATOS: Confortáveis, com saltos de borracha, limpos e engraxados.
3º. POSTURA PESSOAL:
3.1. COMPORTAMENTO E ETIQUETA NO SERVIÇO
3.1.1. BEBER: Consumir somente bebidas não alcoólicas, em local e horários permitidos.
3.1.2. COMER: Enquanto trabalhar é antiético. Será desagradável conversar com clientes com cheiro de alimentos.
3.1.3.FUMAR: Além de ser anti-higiênico é uma forma de transferir bactérias da boca para as mãos. Torna-se anti-ético para o profissional e faz também com que o mesmo se disperse do serviço por momentos e se for notado pelo cliente, a imagem do profissional e do estabelecimento ficarão prejudicados.
3.1.4. JÓIAS: Preferencialmente não usar no trabalho, porém quando usar deverá ser discreto.Obs: pulseiras não devem ser usadas.
3.1.5.CONVERSA NO SALÃO: Conversa ou distribuição de serviços p/ os colegas deve ser feita em tom de voz baixa e discreta para não incomodar os clientes.Não conversar se estiver servindo a comida p/ o cliente para que não caia saliva sobre o prato a ser servido. Se precisar conversar distanciar-se um pouco da travessa ou do prato (conversar com o cliente se necessário para ser simpático).
3.1.6. ANDAR NO SALÃO: Transitar pelo salão de forma ereta.Não correr, para não dar a impressão de desorganização ou até provocar um acidente. Dar sempre a preferência p/ o cliente passar.
3.1.7.CUMPRIMENTAR O CLIENTE: Não dar a mão ao cliente, a não ser que o próprio cliente o faça primeiro. Cumprimentá-lo com bom-dia, boa-tarde e boa-noite.
3.1.8. ATENDER AS SOLICITAÇÕES DO CLIENTE: Se for solicitado para atender à mesa toda, posicionar-se no local de maior visão. Em caso de mesas grandes, ficar à direita de cada cliente e da mesma forma para solicitações individuais.Estar sempre com aspecto fisionômico agradável.Não colocar as mãos sobre as costas da cadeira ou mesa.Dirigir a palavra sempre aos cavalheiros. Falar com senhoras se o momento for propício, mesmo acompanhada.
REGRAS BÁSICAS DE SERVIÇO À DIREITA DO CLIENTE:
À DIREITA DO CLIENTE:
À ESQUERDA DO CLIENTE:
ATRIBUTOS DO ATENDENTE:
. Organização, Rapidez e Elegancia.
APETRECHOS DO ATENDENTE: